domingo, 25 de maio de 2008

Dos cheiros na vida humana



O cheiro desempenha um papel muito importante na vida humana.
Primeiro, porque nós devemos ser os únicos seres vivos que procuramos (permanentemente) esconder o nosso cheiro com o de outros seres vivos (animais e vegetais).
Segundo, porque, para muitos de nós, o olfacto deixou de desempenhar um papel importante na sobrevivência. [Felizmente, para mim, que isso acontece. A rinite alérgica quase me privou de olfacto!]
Terceiro, porque, apesar de tudo isto, o cheiro ainda pode ter um papel importante para nós.
Apercebi-me deste último facto há uns tempos, quando alguém me dizia que tinha tantas saudades de uns parentes de quem estava afastado que até o seu cheiro lhe faltava!!!
Lembrei-me logo de quando eu era menina e a minha irmã andava com a almofada da minha mãe atrás, dizendo que o "cheirinho de mamã" a fazia sentir menos a ausência dela.

Sem comentários: