sábado, 4 de julho de 2009

Quarto texto da oficina teatral



O palco está mergulhado em semi-obscuridade.
Apercebem-se os contornos de duas jaulas.
Dentro de cada jaula, vê-se o vulto de um ocupante. Diante de cada jaula, no exterior, está também uma pessoa.

A luz vai aumentando gradualmente e vai iluminando a cena, da esquerda para a direita.
Na jaula da esquerda (Jaula 1), está um homem [Homem], com um ar ansioso, a olhar para uma mulher [Mulher 1], parada diante dela, dando também sinais de angústia. O homem tem as mãos agarradas às grades da jaula.
Na jaula da direita (Jaula 2), está uma mulher [Mulher 2], sentada num canto, a olhar para fora. Parada diante desta jaula, está outra mulher [Mulher 3], muito semelhante à que está fechada.

Acende-se uma luz vermelha que incide na Jaula 2.
A Mulher 2 levanta-se e vem encostar-se às grades. A Mulher 3 aproxima-se destas.

Mulher 2 – Não sei como vou sair desta situação.
Mulher 3 – Mas sabes como vai acabar, não sabes?
Mulher 2 – Sei.
Mulher 3 – Sabes o que tens de fazer, não sabes?
Mulher 2 – Sei. Não me atormentes mais. Eu sei o que tenho de fazer, bem demais.
Mulher 3 – Não te iludas a ti própria. Há coisas que temos de fazer, por muito que nos custem.
Mulher 2 – Eu sei! Eu sei! Eu sei!!!
Mulher 3 – Calma!!! Só tenho medo de que comeces a iludir-te, com a tua mania de contestares tudo, de te interrogares até as coisas estarem completamente esvaziadas de sentido!!!
Mulher 2 – Tens de concordar que ninguém é dono de ninguém!
Mulher 3 – Certo! Também nunca acreditei nisso.
Mulher 2 – Estás a ver como concordas comigo!!!
Mulher 3 – Não! Estamos de acordo sobre um princípio, mas não sobre o conjunto da situação.
Mulher 2 – Ai! Já está tudo estragado!
Mulher 3 – É. Porque, quando tu dizes que ninguém é de ninguém, deixas cada um responsável pelas suas opções.
Mulher 2 – Sim.
Mulher 3 – Então?
Mulher 2 – Já percebi!
Mulher 3 – Pois. Se não queres partilhar, tens de aceitar a opção da outra parte.
Mulher 2 – Percebo!!!

3 comentários:

Unknown disse...

As vezes é muito dificil tomar decisoes...mas ninguém é de ninguém mesmo...e temos que respeitar as decisões do outro, por mais que discordamos...
Sinto-me presa numa jaula interior.
um abraço
parabens pelos textos...

pcap

CAIS DO PARAÍSO disse...

Excelente Cristina!
Adorei!
Tinhas um talento escondido, hem?
Vou ficar à espera de mais... ;-)
EM

csa disse...

Obrigada a ambos.
Vou fazer o meu melhor!!! :)
Abraço.