quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Ideias sobre a tolerância

É uma atitude de que se fala muito actualmente, talvez porque seja algo que se exerce pouco... e mal!!!
Não é fácil ser tolerante.
Por muito que nos esforcemos, há sempre algo que nos irrita, que não conseguimos aceitar, mesmo que, quando queremos ser razoáveis, racionais, nos pareça que, no fundo, não há nenhuma razão específica para que tal aconteça. Na realidade, todos temos preconceitos!
Muito menos é fácil gerir a tolerância.
Tropeçamos nos nossos preconceitos.De vez em quando, descobrimos que algo que aceitávamos em teoria, na realidade é para nós insuportável.
Podemos cair na tentação de aceitar algo verdadeiramente inaceitável, ao querermos exercê-la a todo o custo e em quaisquer circunstâncias. A tolerância é um valor muito positivo, mas há ideias, situações, práticas, que não são mesmo aceitáveis!
Podemos revesti-la de uma aura de superioridade. Muitas vezes, é esse fenómeno que está na base da tolerância para com os outros. Por exemplo, é politicamente correcto mostrar tolerância em relação a grupos que designamos pelo termo "minorias": por exemplo, imigrantes, pessoas de outras religiões, membros de outras etnias. Uma pergunta: já alguém pensou se essas pessoas estão mesmo interessadas na nossa TOLERÂNCIA?

2 comentários:

sílvia disse...

Gostei da temática, mas de facto o que está na ordem do dia é a intolerância! Quando olhamos à nossa volta, vemos pessoas que agem com hipocrisia, falsidade.. Afinal aonde está a solidariedade, a igualdade, o amor ao próximo, a justiça?? Parece que estes valores estão cada vez mais a perder-se no tempo...
Quanto às ditas "minorias", no mundo em que vivemos, e enquanto as mentalidades forem retrógradas e não forem mais abertas ao outro, haverá sempre quem não se sinta socialmente aceite.
É preciso que as pessoas olhem mais para a sua natureza e esqueçam as diferenças porque elas não existem...

csa disse...

É isso mesmo! Quando se fala muito de algo (neste caso, a tolerância) é porque está a faltar (no caso concreto, imperando a intolerância, que parte em todas as direcções).
Pelos mesmos motivos, também se fala muito de pluralidade, de diversidade, de sustentabilidade, de solidariedade. Faltam todas! Andamos todos à procura delas!