quarta-feira, 10 de junho de 2009

O meu primeiro texto no atelier


- Passo muito tempo aqui... quando não chove, claro. Não gosto de me molhar!!!
- Daqui, vêem-se muitas coisas interessantes, que fazem pensar na vida.
- Podem ser coisas muito complexas... ou coisas muito simples. Mas são sempre coisas que fazem pensar e ir buscar coisas ao nosso “sótão das ideias”.
- Se eu não estivesse sempre aqui sozinha... ou quase sempre, porque, às vezes, lá aparece um amigo e fica a fazer-me companhia por um bocado... ou eu me atrevo a meter conversa com alguém que tenha um ar menos mal humorado ou que não fique desconfiado... se eu não estivesse quase sempre sozinha, eu até discutia este assunto com a companhia... ou talvez não, porque, se calhar, até pensavam que eu era tolinha. Hehe!
- Por exemplo, às vezes, ponho-me a pensar por que é que o animal humano, em certas coisas, é tão diferente dos outros animais.
- Em muitas coisas, não é mesmo! Mas há algumas em que me parece ser diferente a valer.
- Passa um cão, passa um gato... e a gente sente cheiro... de cão e de gato! Não cheira a outra coisa.
- Passa um humano... ou uma humana... e cheira a tudo menos a ser humano!!!
- Ele é musk, ele é couro, ele é flores, ele é fruta... mas não dá para sentir o cheiro a humano! E, quando o sentimos, até achamos que é bem desagradável. Uia!
- Mas o cheiro a humano também pode ser agradável.
- Quando eu era pequena, a minha irmã dizia que queria dormir com a almofada da mamã... porque cheirava a MAMÃ!!! E eu achava que aquilo era uma tolice de irmã mais nova, porque eu não sentia cheiro nenhum. Sofro de rinite alérgica e os cheiros passam-me um bocado ou lado, ou então sinto-os demais. Não há meio termo! Mas voltando à história da almofada da mamã, um dia lembrei-me de meter o nariz mesmo em cima da almofada e, realmente, cheirava a uma pessoa. Depois pus o nariz na minha pele e também cheirava a pessoa, mas não era o mesmo cheiro. E era um cheiro agradável.
- Por isso me pergunto: Por que é que o animal humano disfarça o próprio cheiro com cheiros de outros seres vivos?

Sem comentários: