quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Homem/mulher



Há dias, estava a ler um romance de José Saramago e dei com um comentário acerca das relações homem/mulher, que me fez lembrar algumas ideias minhas sobre o assunto.
A tal passagem tem a ver com o hábito que os homens têm de dizer que "comem" mulheres, o que me merece algumas dúvidas, tendo em conta a situação a que esta expressão se refere.
Como dizia um amigo meu, a quem apresentei esta minha ideia, essa expressão refere-se a uma perspectiva machista, que faz da predação sexual um traço importante do género masculino.
O pior de tudo é que esse traço é visto como normal e aceitável, inclusive pelas mulheres, numa perspectiva tradicional (chegando mesmo a dizer-se que um homem que não aproveita uma oportunidade é certamente homossexual, o que,na minha opinião, é completamente ridículo).
E, numa perspectiva dita "feminista" (as aspas são propositadas), inverte-se o sentido e o género feminino passa a ver a tal "predação sexual" como um direito seu e uma marca de autonomia e independência.
Como eu disse uma vez a umas alunas minhas, é lamentável que as mulheres, em nome de uma célebre libertação feminina - em minha opinião, mal entendida -, imitem lados negativos dos homens (por exemplo, beber e fumar e a tal "predação sexual" machista).
Quando será que as pessoas deixam de ver as relações de casal(independentemente da natureza dos indivíduos nelas envolvidos e do vínculo que os une) como um exercício de dominação e passam a vê-las como um exercício de companheirismo?

2 comentários:

CAIS DO PARAÍSO disse...

Uma reflexão muito interessante. Parabéns!
Dá-me a ideia que as relações entre casais de adolescentes cada vez menos se regem, felizmente, por exercicios de dominação. Espero que não seja apenas impressão minha.
EM

csa disse...

Mas acho mesmo que é impressão tua, infelizmente.
Não reparaste nas campanhas que há agora sobre a violência no namoro?
E experimenta falar com um rapaz da idade da tua filha, para ver o que sai.