domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dos animais e dos homens


Este texto é escrito em memória de todos os animais que passaram pela minha vida, fossem meus ou de outros.
Eu ainda hoje me lembro de muitos desses animais
Não tenho vergonha de dizer que para mim um animal é um amigo.
Não pode falar, mas tem muitos outros meios de expressão, que nós humanos nem sempre sabemos utilizar da melhor maneira. É solidário, está ao nosso lado quando precisamos dele, ouve-nos e lá nos vai entendendo à sua maneira, espera por nós e espera algo de nós também. Diverte-se connosco, perturba-se com a nossa mágoa. Faz cenas de ciúmes (o que o "humaniza" muito)!!!
Cuidar de um animal é uma boa lição de vida.
E, quando dizemos "Eu tenho um animal!" estamos a cometer uma falha de sentido.
Porque o animal e o humano que vivem juntos têm-se um ao outro, ninguém é dono de ninguém nesta história!
O vínculo mantém-se porque cada um se compromete com o outro!
[Dedico este texto à Gaia - amiga canina de um amigo meu - que morreu ontem.]

2 comentários:

CAIS DO PARAÍSO disse...

Olá Cristina,

Depois de ler este teu post ocorreu-me um disco que vou começar a passar em breve no CP: "Through My Dog's Eyes" dos Ephel Duath, um álbum conceptual sobre o mundo do ponto de vista dum cão vadio... :-)

abraço,
EM

csa disse...

Bela ideia.
Eu gosto muito de animais, como podes ver pelo meu post.
Tive vários cães e gatos. Agora não tenho nenhum, porque passo muito tempo fora de casa e o pobre animal estaria sempre sozinho.
Tens de me dizer quando vai ser a próxima emissão, para eu ouvir esse CD.
Abraço.

C