domingo, 6 de julho de 2008

Da protecção e da autonomia


As coisas que descobrimos, quando falamos com outras pessoas de assuntos aparentemente anódinos: por exemplo, as férias!
Numa conversa recente com um homem um pouco mais velho sobre este assunto (que se utiliza geralmente para "fazer conversa"), descobri que se mantém o velho "mito da protecção".
Ou seja, que os indivíduos do sexo masculino continuam a ter a ideia de que os indivíduos do sexo feminino se sentem frequentemente indefesos e precisam de apelar para a sua protecção.
Não é que não seja agradável poder contar com esse apoio, mas isso não acontece para muitas de nós.
Ora, as mulheres do mundo actual levam vidas autónomas e independentes e não podem estar à espera de um protector, para se movimentarem pelo mundo fora... a não ser que tenham estatuto para contratar um guarda-costas. Mas isso é uma situação rara!
Então, na prática, com medo ou sem ele, lá vamos enfrentando as dificuldades da vida, "tomando as nossas precauções", como eu disse ao meu interlocutor.
Porque, de um modo geral, somos mesmo mais pequenas e menos fortes. Mas isso não nos torna ineptas. Apenas contribuiu para desenvolver em nós estratégias que o sexo masculino talvez não saiba utilizar tão bem.
Posto isto, o apoio masculino é sempre agradável! Quando vem de alguém do nosso agrado, é difícil resistir.
Mas há variantes!
Um outro amigo, um pouco mais novo e assaz grande, dizia: "Vocês, mulheres, têm de nos tratar bem! Afinal, nós é que somos verdadeiramente o sexo fraco!!!"

Sem comentários: