domingo, 13 de julho de 2008

Dos sujeitos e dos predicados


Não venho aqui dar uma lição de gramática, embora venha a falar dela.
É que nem só na gramática há predicados. Também existem na vida diária.
Quando eu era novita, falava-se muito dos predicados que as pessoas deviam ter e, em particular, as mulheres.
Obviamente, os tais predicados referiam-se à esfera doméstica, porque, nessa altura, apesar de já haver bastantes mulheres a trabalhar, as mães continuavam a criar as filhas para serem exímias nesse domínio.
Eu também tive a minha cota parte dessa preparação e acho que me saí bastante bem e tenho feito bom uso dessas competências.
Mas, aqui há tempos, quando a minha mãe me disse que eu tinha muitos predicados (achando que isso me deveria trazer grandes vantagens na vida), eu só lhe disse assim:
"Pois é, Elvira, eu tenho muitos predicados. Mas precisava era e ter arranjado um sujeito em condições!!!"
É aqui que entra em acção a "gramática da vida"!!!

Sem comentários: