sexta-feira, 23 de maio de 2008

Da luta e da vida



A vida é uma luta.
Mas, como todas as coisas, esta ideia tem diversos cambiantes, uns positivos, outros negativos.
E essa luta pode assumir diversos avatares (embora não estejamos todos no Second Life!).
Às vezes, penso no papel da luta na minha vida.
Vêm-me logo à memória episódios pitorescos da minha infância em que a minha mãe me encarregava de tomar conta dos meus irmãos (um e uma, ambos mais novos do que eu, mas pouco).
Nessa altura, como o meu irmão era mais pequeno do que eu - e muito brigão -, eu não hesitava em andar à pancada com rapazes para o defender. E nem era por ser maria rapaz! Era apenas por instinto de protecção!
A minha mãe é que não gostava nada!!! Dava-me grandes sermões sobre o que as meninas devem ou não fazer!
Depois, cresci e compreendi mesmo que a agressão física não é o melhor argumento, quando há um conflito a resolver.
Passei a apostar mais na inteligência e nas palavras. E penso que tenho sabido fazer bom uso delas!
E depois há aquelas pequenas "contendas" virtuais, muito desafiadoras, com pessoas que têm argumentos tão bons como nós e com quem é bom discutir, confrontar pontos de vista, usando até de uma certa ironia (mas sem maldade!).
E depois há as lutas que nós travamos para alcançar algo que queremos, o que é muito importante para nós! Eu sou muito, muito, muito empenhada!!!
O que eu ainda preciso de resolver é o problema de, por vezes, quando não consigo alcançar o que quero, sentir a minha identidade comprometida e ter imensa dificuldade em me levantar e ir à luta outra vez!
Felizmente, só me acontece isso de vez em quando!

[P.S.: Não gosto de desportos de luta. Duas excepções: artes marciais e esgrima! Mas não pratico nenhum deles!]

Sem comentários: