quarta-feira, 21 de maio de 2008

Prometeu agrilhoado



Um dos mitos clássicos que mais me impressionam é o de Prometeu agrilhoado.
Conta-se que Prometeu, um titã, caiu no desagrado dos deuses, porque roubou o fogo para o dar aos homens.
Para castigo, foi agrilhoado a uma rocha e aí devia permanecer para sempre, com uma águia a devorar-lhe o fígado, que estava sempre a regenerar-se, pelo que o tormento nunca acabava.
É um mito de crueldade... mas também de coragem.
Quando era miúda e ouvia falar dessa história, pensava sempre no sofrimento do homem, preso, exposto às intempéries e atormentado pela águia!!!
Às vezes, também me sinto assim, como se estivesse presa e não pudesse defender-me do que me atinge.
E nem sequer tenho o consolo de pensar que foi para dar algo de bom à Humanidade!

Sem comentários: