terça-feira, 13 de maio de 2008

Do ser de alguém

Hoje lembrei-me de uma armadilha da língua e dos sentimentos.
Frequentemente dizemos, a propósito de alguém com quem temos uma ligação, "é meu" ou "eu sou dele" (no meu caso, uso o masculino, mas outros usarão o feminino, o que vai dar ao mesmo).
Pensando no assunto, parece-me que isto não faz sentido nenhum.
Nem eu sou de ninguém, nem ninguém é meu. Nós não podemos possuir pessoas. Se querem saber, da minha experiência, nem sequer animais!!!
Nós podemos assumir a responsabilidade de estar com uma pessoa e de deixar a pessoa partilhar a nossa vida. Mas não podemos encarar essa situação com um sentimento de posse.
Ninguém é de ninguém. Podemos é coexistir e enriquecer a nossa vida com a presença de alguém e a vida de outra pessoa com a nossa presença.
Compete a cada um organizar-se para fazer durar essa relação. Mas sem esquecer que ela só dura enquanto for compensatória para os envolvidos.
O curioso é que o sentimento de posse ligado a estas relações é tão forte que a língua não nos deixa grandes alternativas em termos de expressão. Temos de dizer "o meu", para exprimir a existência de uma ligação.
A alteração tem de ser feita na nossa cabeça, na nossa mente.
E não pode consistir em democratizar a posse e alargá-la ao género feminino.
É preciso neutralizá-la e substituir o sentido de posse pelo de companheirismo!!!

3 comentários:

Nikita disse...

É verdade, a nossa língua é mesmo muito possessiva quando se refere às relações. Aliás, todas as línguas que conheço são assim. É a forma que temos de exprimir linguisticamente a existência de uma relação: o meu pai, a minha mãe, o meu amigo, a minha amiga, os meus colegas, o meu homem, a minha mulher, os meus inimigos... mas não pode passar disso, de uma forma de dizer!

Porque a verdade é que "ninguém é de ninguém, mesmo quando se ama alguém" (como canta João Pedro Pais).

csa disse...

Grande João Pedro Pais!
Não conhecia essa letra, mas concordo com ela a 100%.

csa disse...

Para ser coerente e porque uma amiga me enviou o link, substituí a canção dos Guns N' Roses, que até contradizia o sentido do meu post, pela do João Pedro Pais, acompanhado pela Mafalda Veiga!!!