segunda-feira, 9 de junho de 2008

Das lágrimas e do riso




Hoje está mesmo um dia bom para abordar este assunto.
Porque estou tão nervosa que até me apetecia chorar! Mas, como não consigo, dá-me vontade de rir!!!
É que, contrariamente ao que se pensa, o riso e as lágrimas não são antagónicos. Podem até ser ambivalentes. Ora pensem bem: podemos chorar de tristeza... mas, por vezes, também choramos em momentos de grande felicidade, porque ficamos comovidos. Normalmente, rimos quando estamos felizes... mas uma situação embaraçosa ou que nos deixa muito ansiosos também pode suscitar em nós uma irreprimível vontade de rir.
E também podemos usar a ironia - e, com ela, o riso - para desdramatizarmos algo de menos agradável que nos aconteça. Eu tenho tendência para fazer isso: rir dos meus embaraços, das minhas falhas, para que eles me assustem menos e também para encontrar as coragem e a presença de espírito necessárias para os enfrentar e resolver.

Sem comentários: