sábado, 21 de junho de 2008

Do estar fechado em si



Há ocasiões em que me sinto como se estivesse fechada dentro de mim própria!
Quando era criança e tinha medo, fechava os olhos, pensando que, quando as minhas janelas sobre o mundo estavam veladas, eu não via nada... e que também ninguém me podia ver.
Mais tarde, percebi que isso não acontecia, que eu não podia ver os outros, mas que eles continuavam a ver-me a mim. E percebi também que, pelo contrário, devia manter os olhos bem abertos, para poder apreender o que se passava à minha volta. Embora soubesse também que a inteligência tinha um papel a desempenhar nesta história!
O pior foi quando eu percebi que, mesmo com os olhos bem abertos, mesmo com a inteligência bem alerta, havia coisas que nos escapavam e coisas que nós víamos como elas não eram! E também que, bem no fundo, o que se passa no íntimo dos outros é um território desconhecido para nós.
Porque nós podemos usar as nossas armas, os nossos instrumentos para tentar explorar esse território. Mas ele ficará sempre fechado para nós, se o OUTRO não quiser abrir as fronteiras.
O mesmo se passa para nós em relação aos outros.
Mas, deste modo, fico com a sensação de estar fechada em mim.
Irremediavelmente? Talvez não!!! Mas sempre um pouco à mercê da boa vontade alheia.
Posso sempre tentar criar uma aliança, para poder ter acesso àquele território!

1 comentário:

Unknown disse...

Ninguém gosta de carregar o " mundo às costas" gosta de o partilhae e o ficar fechado em nós próprios a maior parte das vezes só provoca dor e faz aumentar a domensão de um problema, que de formiga a elefante...tudo na vida vida só faz sentido se for partilhado...uma dor, uma tristeza , uma alegria....um sucesso..-
Abra as portas e deixe entrar a luz para que os outros a possam ver!
um abraço
brisa de palavras